Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 14 de agosto de 2011

Castelo de Pena de Aguiar


O Castelo de Pena de Aguiar, também conhecido apenas como Castelo de Aguiar, localiza-se na aldeia de Pontido, freguesia de Telões, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real, em Portugal.
Situado estrategicamente sobre um penedo granítico no flanco Leste da serra de Alvão, liga-se à Reconquista cristã da península Ibérica tendo sido cabeça das terras de Aguiar em tempos medievais. Nesse âmbito, a defesa proporcionada pelo castelo era complementada por algumas atalaias, nomeadamente as de Capeludos, Rebordochão e Portela de Santa Eulália (que à época integrava a circunscrição de Vila Pouca de Aguiar).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Pena_de_Aguiar

Agosto de 2011:


O castelo medieval

Embora não haja informações acerca da primitiva fortificação da penedia, habitada pelas águias que lhe deram o nome - Aguiar -, um castelo já existia à época da Reconquista, entre o século X e XI, na passagem da Alta para a Baixa Idade Média. A Crónica dos Godos refere que Al-Mansur [Benamet] "tomou o Castelo de Aguiar, que está na margem direita do [rio] Souza, na província Portucalense" (1033 da Era Hispânica, correspondente a 995 da Era Cristã).
O castelo foi cabeça da Terra de Aguiar, que posteriormente se constituiu no Concelho de Vila Pouca de Aguiar, tendo o seu nome ligado à Independência de Portugal, quando se acredita que o seu "tenens" fosse partidário de D. Afonso Henriques (1112-1185), de acordo com uma referência na hagiografia medieval de Santa Senhorinha de Basto. Por esse motivo a região foi invadida e o Castelo de Aguiar sitiado por uma força leonesa que pretendia sujeitá-lo ao reino de Leão ou, caso contrário, aprisioná-lo e substituí-lo. Na ocasião, D. Gonçalo Mendes de Sousa, senhor de domínios nas terras de Aguiar e de Panóias, companheiro de armas de D. Afonso Henriques, apressou-se a socorrer as gentes do castelo.
Posteriormente, sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279), Telões recebeu a sua Carta de Foral (10 de julho de 1255). Nesse período considera-se que a fortificação começou a perder importância, uma vez que a partir de 1258 a população passou a se libertar gradualmente dos encargos de manutenção da daquela defesa.
O castelo sofreu diversas alterações em fins do século XIV.
Na passagem para o século XVI, a vila perdeu a sua importância administrativa, uma vez que se encontra integrada no Foral concedido a Aguiar da Pena, em 1515. Deste período conhecemos o nome de alguns dos alcaides do castelo, como:
A partir de então cessam as informações relativas ao castelo, que se admite tenha deixado de ser utilizado para fins militares desde essa passagem do século XVI para o XVII.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Pena_de_Aguiar



1 comentário:

Astrid Annabelle disse...

Lucília Benvinda..minha Lucy!
VIM AQUI MATAR A SAUDADE! ASSIM EM GRANDE!
Quanta belezura neste teu Portugal que agora já é um pouco meu também.
Vim aqui também para pegar o link do seu blog...estou fazendo um banner para o Navegante.
Beijo gostoso. Volto logo.
Astrid Annabelle