Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um país de incêndios...



Passar uma tarde no rio - para arrefecer os ânimos - contém a séria ameaça dos incêndios que deflagram nas florestas de Portugal.

Os helicópteros não arrefecem os motores, pois os pilotos têm a dura responsabilidade de apagar labaredas que vão consumindo, aos poucos, tudo e todos...

Estamos, mais uma vez, perante um país a atravessar a crise do fogo nos dias mais quentes do ano.

Que venham os calores de Verão, mas que se mantenham afastados os que atiçam as fogueiras!

Na tarde de 9 de Agosto de 2011 na praia fluvial de Verim - Póvoa de Lanhoso:








8 comentários:

Carolina Louback disse...

O lugar me parece encantador, de uma natureza exuberante, é chocante que ocorra incêndios nas matas assim. É crime ambiental.

A forma como mostrastes os slides dá para ter uma real visibilidade do que acontece.

Lucília Benvinda disse...

É isso mesmo, Carolina. Ver arder "Portugal" assim... é mesmo crime! Infelizmente os telejornais, as avionetas e os helicópteros rondando constantemente as nossas cabeças... dão sinal de fogo por todo o lado.

Unknown disse...

Muito dinheiro...
É esta a causa, não tenho duvidas.
Se ouvesse interesse em acabar com estas brincadeiras de mau gosto, os indevidos que foram apanhados em anos anteriores a partir de Maio passavam a viver concentrados bem à vista das autoridades, saia muito mais barato, quando algum acabace apanhado era só apertar com ele para que todos posese-mos saber quem paga, (ninguem me conven-se que são só os doidos que ateiam os fogos, quando um dos mandatários sentisse na pele e na furtuna o custo destas malvadezas esta brincadeira acabava.

Astrid Annabelle disse...

Lamentável...apenas isso..
Lindas imagens como sempre!
Um beijo grande Lucy!
Astrid Annabelle

Agulheta disse...

Lucy.Assim é infelizmente já senti muitas vezes no corpo o cansaço o andar pelo monte a apagar o lume dos que o atiçam.Focaste bem o trabalho do Héli!Muito dinheiro em jogo e interesses.
Beijinho

Lucília Benvinda disse...

Campista, tens razão. Se houvesse uma vigilância mais apertada talvez se conseguisse evitar parte dos muitos incêndios que nesta época são sempre demais.

Obrigada pelo teu comentário.
Um abraço.
LB

Lucília Benvinda disse...

Astrid,

Não chegaste a conhecer este lugar, mas fica perto do Gerês. Para a próxima... :-)

Beijo,
LB

Lucília Benvinda disse...

Lisa,

Muito pensei em ti ao fazer este post. E quando estava no rio a fotografar imaginava-te lá no meio da mata a numa luta contra o fogo.

Eu dei enfase ao 'helicóptero' porque foi só o que avistei, ainda não estive tão perto de um incêndio para fotografar o Grande Trabalho de um BOMBEIRO!

Através de ti, minha bombeira preferida, manifesto aqui a minha GRATIDÃO A TODOS OS BOMBEIROS DO PAÍS.

Um grande abraço.
LB