Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Destino de encantos - Penha, Guimarães



Serra da Penha
No centro histórico de Guimarães avista-se esta bonita Serra, também conhecida por Monte de Santa Catarina, o ponto mais elevado da área urbana desta cidade, de onde se tem um panorama maravilhoso que se estende até ao oceano.

Sendo um dos pontos mais importantes e famosos da cidade “Berço da Nação”, a Serra da Penha está hoje munida das mais variadas infra-estruturas, podendo-se aceder ao seu topo através de uma agradável viagem de 10 minutos de teleférico, apreciando a bonita paisagem envolvente.

A Serra da Penha possui Parque de Campismo, um Centro Equestre, um Campo de Mini-Golfe, Parque de Merendas, passeios em Comboio Turístico e Percursos Pedestres.

Um dos locais mais atractivos é o Santuário da Senhora da Penha, um importante ponto de peregrinação, construído na década de 1930 e inaugurado em 1947, de acordo com o projecto do arquitecto Marques da Silva.








A Penha impressiona pela beleza e harmonia. Ao esplendor do Santuário, altivo no topo da montanha, junta-se uma paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares. A montanha assume-se como o pulmão de Guimarães, com 60 hectares de área verde preservada, grutas, ermidas, miradouros e um parque de campismo. A montanha construiu-se com a arte e o saber de um grupo de pedreiros liderados pelo mestre José de Pina, mas seguindo o impulso ditado pela natureza. Ainda hoje, a imponência do granito constitui um dos seus esplendorosos atractivos, em exemplares como "o penedo do sino" ou "o penedo que abana", a que se junta um olhar único sobre a cidade. A pé, de carro, de autocarro ou de teleférico, a Penha é, certamente,um destino cheio de encantos e um santuário de calma interior.




http://www.penhaguimaraes.com/natureza.php

14 comentários:

Agulheta disse...

Olá Lucy.Bonito de ver a beleza da penha aqui descrito como deve,andaste perto mas ainda consegui ver numa foto um fogo distante que parece ser um que tivemos nesse dia?.Gostei muito das fotos e das palavras.
Beijinho e boa semana

Lisa

Unknown disse...

Gostei muito das paisagens da serra da Penha. São deslumbrantes. Os cisnes continuam bonitos seja onde for. Assim como a fotógrafa. As inovações estéticas do blogue são bonitas. As considerações sobre o não seres fotógrafa, historiadora, etc, são considerações que só te engrandecem na minha consideração. Não concordo contigo. És isso tudo. Obrigado por estes momentos. Um abraço. Eduardo

Lucília Benvinda disse...

Lisa,

Nem imaginas a quantidade de colunas de fumo que se avistavam da Penha, nessa tarde de Domingo, dia 29 de Março. Mas a que se vê bem nas fotos era a maior, certamente o incêndio que foste apagar. Não sei o que se passa com tanto incêndio!!! Então de 'montes' é que se avistam bem e há-os a toda a volta. Valha-nos Deus!!!

Um abraço pela tua visita e palavras.

Lucy

Lucília Benvinda disse...

Eduardo,

Mas que cavalheiro lisonjeiro! Se eu fosse a Maria inté coraba!!!

Para já, amigo, vou mostrando aqui a zona do norte, pois que ainda não tenho possibilidades de me ausentar de casa por muito tempo. A seu tempo descerei um poco... quem sabe lá mais para o Verão.

Um abraço e volta sempre.
Lucy

Lucília Benvinda disse...

Esqueci-me de comentar que aqui nas fotos aparece 'uma tasca' lá no fundo... fui levada pelo cheiro... e que rico cheirinho de sardinhas com broa! É lá para os lados do Santo Elias padroeiro do sono. Pudera, com uns copitos de verde a acompanhar as sardinhas, qualquer um cai na cama redondo...

E para brincar ao 'esconde-esconde' é uma maravilha este monte, é só grutas, escadarias estreitinhas e passagens por baixo dos penedos.

Hei-de ir lá mais vezes, até porque já lá não ía há muito e ainda não experimentei o teléférico.

Vale a pena, experimentem!

utopia das palavras disse...

Fabulosa Penha! E eu que a conheço só de passagem, ou melhor não conheço. O slide está um primor, a névoa de fumo da-lhe um encanto especial!
Belas imagens, que me fazem mergulhar nelas... de espanto!

Beijo

. intemporal . disse...

______________________________ e

porque o tempo é de reflexão

____________ faço uma p.a.u.s.a.

no efémero dos dias [...]

e deposito aqui votos de uma Páscoa feliz e amplamente renovada.

____________ um a.b.r.a.ç.o.

e tão breve serei outra vez presença, com amizade e devoção

[...]

______________________________ .

[lindíssimo o blogue. é a minha "cara" :)]

Rita Galante disse...

Olá minha querida e doce Lucy!

Estou de volta, se bem que com menos assiduidade. Mas já sai do casulo... mal amanheceu no horizonte... Estou bem. Sempre estive.

Já tinha saudadinhas tuas... e das tuas magníficas fotos que nos proporcionam viagens pelos sítios mais recônditos de Portugal.

Deixo-te luzinhas mensageiras de cor prata da Mãe e de cor dourada do Pai.

Beijinhos de Amor e Luz!

Maria Clarinda disse...

K maravilha de fotos e de reportagem Lucy...obrigada por ela, adorei.

Maria de Fátima disse...

Olá Lucy que lindas fotos.Beijinhos e boa Páscoa.

Lucília Benvinda disse...

Meus amigos: Utopia, Paulo, Angel, Clarinda, Fátima,

Muito grata pelas visitas e comentários bem simpáticos.

A todos vocês desejo uma Páscoa muito feliz.

Beijinhos,
Lucy

Astrid Annabelle disse...

Lucy!
Já é tarde da noite mas não poderia ir dormir sem passar por aqui e deixar meu beijo sabor chocolate para minha amiga de outros carnavais!
Espero que tenhas tido uma Páscoa feliz entre os seus familiares!
Olha esta sua casa está um encanto de encher os olhos e o coração!
Que maravilha Lucy!
Os destaques que deu aos blogues entre os cisnes foi uma idéia genial...e como estou incluída fiquei muito feliz.
Que Deus conserve este teu dom de divulgar e criar belezas!
Está tudo lindo demais!
Digno de um Oscar!
Beijão.
Astrid

Anónimo disse...

boa tarde.
sou galego e quero visitar a capela do santo elias, na penha de guimarães. obrigadíssimo por este blog em que fui capaz de estar virtualmente lá.
júlio medela
galeguistas@yahoo.com

Astrid Annabelle disse...

Vim ver e fiquei babando aqui Lucy....Como Portugal é lindo!!!!
Bom, quem sabe andarei por aí contigo...vamos aguardar...
Seu blog é lindo demais.
Eu preciso em uma hora onde estiver sozinha por aqui sentar e olhar muitas coisas neste seu blog....e farei isto.
Um beijo bem grande...
Astrid Annabelle