Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco / Mulheres de Camilo

Terminou agora a excelente exposição "Mulheres de Camilo", no Centro de Estudos Camilianos, em Seide.

E para fechar com chave de ouro, no sábado passado, dia 15 de Maio, foi apresentado o livro "Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco", no mesmo espaço onde se realizou a exposição.

Os organizadores da pesquisa sobre o tema do livro, professores universitários em Braga, Prof. Dr. Sérgio Guimarães de Sousa e Prof. Dr. José Cândido Oliveira Martins, moderadores das "Noites de Insónia"  - actividade que se realiza uma vez por mês na Casa de Camilo e onde é debatida uma obra camiliana, apresentaram o livro, já antes lançado na Feira do Livro em Braga:


Trata-se de um conjunto de estudos críticos, da autoria de investigadores de várias universidades (de Portugal, Espanha e Brasil). Procurando ler Camilo a partir de renovadoras orientações temáticas e críticas, estes ensaios centram-se na importante questão do desejo, que atravessa o universo ficcional camiliano.

Da introdução do livro: “A ficção camiliana, muito assente no conflito entre a paixão e a razão, tem como ponto nevrálgico, por assim dizer, o desejo. As novelas de Camilo oferecem, deste modo, um amplo campo de estudo extremamente fértil para abordar esta questão nas suas múltiplas perspectivas e implicações. Não deixa, por isso, de ser um tanto curioso constatar que a bibliografia passiva de Camilo, mesmo a mais recente, carece de estudos especificamente focados sobre o desejo. Ao reunir, nesta colectânea, textos de um conjunto de investigadores, que aceitaram prontamente o desafio de reler Camilo na óptica do desejo, quisemos colmatar esta lacuna.”

Conforme o que foi publicado no blog "Casa de Camilo":  http://casadecamilo.wordpress.com/



Expoosição "Mulheres de Camilo":

Mulheres de Camilo


Está patente na Sala de Exposições da Casa de Camilo – Centro de Estudos, a exposição "Mulheres de Camilo", pela qual se dão a conhecer figuras femininas de relevo na vida e na ficção camilianas: a mãe de Camilo, Joaquina Pereira de França, Patrícia Emília de Barros, Fanny Owen ... e Ana Plácido, a mulher que mais tempo passou junto do romancista e aquela que reuniu o que todas as outras foram para ele, de um modo apenas esporádico ou parcial.



Horário:
[SEG a SEX – 10h00 às 17h30]
[SÁB e DOM – 10H30 às 12H30 – 14H30 às 17H30]

http://www.camilocastelobranco.org/index2.php?1&it=evento&LG=0&SID=013a8bb15aff2d2ddecec1af8522d01d&mop=260&co=536

Sem comentários: