Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 30 de dezembro de 2012

A 'Lapinha' na Madeira...

NO CENTRO DO FUNCHAL:









Centro:











NA CALHETA








NO CURRAL DAS FREIRAS:
































A "Lapinha"

Uma das melhores representações gráficas do grande acontecimento vivido há mais de dois mil anos em Belém encontra-se na "lapinha", denominação vulgarmente atribuída ao presépio madeirense. 

A lapinha é armada poucos dias antes do dia de Natal e pode apresentar-se de três formas diferentes: presépio simples (com as imagens de Nossa senhora, São José e o Menino Jesus, acompanhados de um boi e de um burro); presépio mais elaborado, com a adoração dos pastores e dos Reis Magos às figuras principais e o presépio misto com a figuração bíblica alusiva a cenas da vida de Jesus e a representação de episódios, usos e costumes da época do seu autor.

Mas a representação mais comum da Lapinha madeirense associa a cena do nascimento de Jesus a um cenário composto por pastores, artesãos, casinhas, igrejas e outros apetrechos, que representam também algumas cenas do quotidiano madeirense.

Outra forma de evocar o nascimento de Jesus é através da construção do presépio em "escadinha", em que o Menino Jesus se encontra colocado no topo da escada, sob uma toalha branca de linho decorada com searinhas (centeio, milho e trigo), com pequenas imagens de burros, ovelhas e cabrinhas e com frutas da época como laranjas, tomate inglês peros e tangerinas. 
tradicional lamparina a óleo confere o toque final à composição do cenário espiritual.

A par da construção dos presépios, também se procede à decoração dos pinheiros de Natal. Os pinheiros são decorados ao gosto de cada um, com gambiarras de luzes, com bolas e velas de várias cores, lágrimas ou laços, e no cimo é colocado uma estrela que alude ao caminho percorrido até Belém.

Informação aqui: http://www.visitmadeira.pt/fimdoano/index.php?id=1&lang=pt

Sem comentários: