Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

2008 - Da Gardunha a Dornes

8 - 8 - 2008 
Rasgando Portugal pelo ventre...

Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa. Concelho de Fundão, Distrito de Castelo Branco. A Serra da Gardunha, também é conhecida por Guardunha (palavra árabe que significa "refúgio").

Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Gardunha



DORNES - Rio Cimeiro

Dornes é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 19,00 km² de área e 714 habitantes (2001). Densidade: 37,6 hab/km².

A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere.


Compõem esta freguesia a Vila de Dornes, sede histórica e religiosa da freguesia e os lugares de Barrada, Cagida, Carril, Casal Ascenso Antunes, Casal da Mata, Frazoeira, Joaninho, Junqueira, Lameirancha, Macieira da Rocha, Peralfaia, Quinta da Benta, Quintas, Ribeiro da Coroa, Rio Cimeiro, Rio Fundeiro, Salão de Baixo, Salão de Cima e Vale Serrão.

Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na primeira dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII.

Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dornes


"Éramos um grupo de oito formando uma 'oitava sinfonia' em 8-8-8. 




1 comentário:

Unknown disse...

Para além da divulgação - útil - dos lugares, agradeço o banho de luz que irradia de tanta beleza. A Natureza é um obra prima. Mas é preciso saber olhar...
Beijo.
Eduardo