Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 15 de novembro de 2009

Lousã (3) - Aldeias do Xisto

Na serra da Lousã, à procura das famosas Aldeias do Xisto...


Candal

Aninhado na Serra da Lousã, a Aldeia de Candal ergue-se numa colina voltada a Sul. Estrategicamente colocada junto à Estrada Nacional, que liga Lousã a Castanheira de Pera, esta Aldeia está habituada a receber visitantes. Estes são recompensados por subir as suas ruas inclinadas pois, chegados ao miradouro, uma belíssima vista sobre o vale se apresenta, referscada pela Ribeira do Candal.

Beneficiado pela acessibilidade privilegiada que lhe proporciona a Estrada Nacional, Candal é muitas vezes considerada a mais desenvolvida das aldeias serranas e uma das mais visitadas. Aos seus habitantes de sempre é comum juntarem-se ocupantes de férias e fins-de-semana que aqui acorrem em busca de ar puro e boa companhia.
Fonte: Aldeias do Xisto - "A Descoberta Começa Aqui"

http://www.aldeiasdoxisto.pt/aldeia/3/5/97


2 comentários:

Luna disse...

Belo desfolhar de paginas é este nosso pa´s
Bjs

Unknown disse...

Não conheço a serra da Lousã. Eu, que sou de uma terra de xisto, não conheço essas belas aldeias de xisto. Mais uma vez me deslumbraste com a beleza das imagens.Obrigado, amiga. Obrigado também pela foto da fonte. Já lá está a embelezar um poemita meu. Ou o poemita é que complementa a tua foto, para ser mais verdadeiro. Boa noite em paz. E um beijo.