Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lousã (4) - Aldeias do Xisto


Talasnal, Casal Novo e Chiqueiro são aldeias cravadas na serra da Lousã, ligadas entre si pela história e cultura comuns, mas sobretudo pelo viver genuíno das gentes. Ao reabilitarem-se casas e condições de vida, recuperam-se os sorrisos que nestas três aldeias voltam a chamar quem aprecie o casario encostado a ruas estreitas e as fontes que cantam os segredos da Serra.

Descobrir estas três Aldeias do Xisto representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã, embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies, algumas raras e protegidas. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos activos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores. Hoje, as suas raízes somos todos nós.

Fonte: Aldeias do Xisto: -"A Descoberta começa aqui"
http://www.aldeiasdoxisto.pt/aldeia/3/5/97/134


4 comentários:

Agulheta disse...

Olá querida!Até o gatinho amarelo olhava para o licor da louçã,podera.Olha amiga não conheco nem a serra,espero agora no ano de 2010 ir até lá porque gostarei imenso de certeza,por tudo que a rodeia,alguns colegas meus já lá foram fazer formações,para as Brigadas florestais,dizem ser muito bonito,como agora vão os mais novos,o que acho muito bem,porque o fogo é traiçoeiro e de repente nos supreende.Adorei todas as fotos e tu estás muito bem.
Beijinho Lisa

Eduardo Aleixo disse...

Linda a serra, linda a gata , lindos os gatinhos...
Edu

Anónimo disse...

Olá, é só para dizer que vim aqui, que estas aldeias e serras são lindíssimas, que também tomava um copo ali.


Miauuuu :)

S

utopia das palavras disse...

Sinto uma portucalidade infinita nestas terras que não conheço e que tu me tão generosamente me mostras!
O meu encanto por elas!!!!

Beijo