Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 13 de novembro de 2011

Diário de uma viagem (12) - Convento de Mafra

Uma visita ao Mosteiro de Mafra para 'relembrar' uma outra visita feita já há muito tempo...



Mandado edificar por D. João V em 1711, é o mais sumptuoso convento e monumento barroco português e as peripécias da sua construção inspiraram um dos primeiros sucessos do Nobel das Literartura, José Saramago (Memorial do Convento). 
É o paradigma do reinado mais rico da história de Portugal, graças ao ouro vindo do Brasil.
Foi construído para cumprir a promessa do rei caso tivesse um descendente para ocupar o trono. 
Reconhece-se alguma inspiração do castelhano convento do Escurial, numa articulação harmoniosa de três componentes distintas: palácio real, convento e igreja. 
O projecto original é de João Frederico Ludovice, também autor da basílica da Estrela, em Lisboa. O convento foi ocupado pelos Franciscanos que desenvolveram a farmácia e a enfermaria, enquanto que os outros ocupantes deste convento, os Dominicanos desenvolveram a biblioteca. 
Parte das instalações está ocupada pela Escola Prática de Infantaria, sendo possível visitar, a pedido, esta unidade militar e apreciar os monumentais corredores com centenas de metros dedicados às batalhas de Portugal e onde cabe um camião. 
Integram este conjunto monumental, o Palácio, o Museu, a Biblioteca conventual e a Tapada.

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=326731

Biblioteca do Convento de Mafra

O maior tesouro de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma coleção de mais de 40.000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões. 
Situada ao fundo do segundo piso é a estrela do palácio, rivalizando em grandiosidade com a Biblioteca da Abadia de Melk, na Áustria. 
Construída por Manuel Caetano de Sousa, tem 88 m de comprimento, 9.5 de largura e 13 de altura. 
O magnífico pavimento é revestido de mármore rosa, cinzento e branco. 
As estantes de madeira estilo rococó, situadas em duas filas laterais, separadas por um varandim contêm milhares de volumes encadernados em couro, testemunhando a extensão do conhecimento ocidental dos séculos XIV ao XIX. 
Entre eles muitas jóias bibliográficas, como incunábulos. Estes volumes magníficos foram encadernados na oficina local, também por Manuel Caetano de Sousa.



Sem comentários: