Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 6 de novembro de 2011

Diário de uma viagem... (9) Azenhas do Mar - Sintra


Uma breve visita a uma das praias mais belas de Portugal...


«...tem toda a sua acção voltada para a Nova Era ora urgindo, a supradita de Aquarius, e bem que, junto às águas desse mesmo aquário gigantesco que é o oceanário de nome Atlântico, estão as Azenhas do Mar com a sua capela de S. Lourenço dos Anciães, inserta nos primitivos domínios sintrianos da Soberana Ordem de Mariz (MARE, MAR, MÃE...),...»

in A Ordem de Mariz - Portugal e o Futuro (Vitor Manuel Adrião)



Praia das Azenhas do Mar
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-praia-das-azenhas-do-mar-12388
Situada num vale pitoresco, com casario antigo, construído na encosta sul, e um interessante conjunto de piscinas escavadas na rocha, que datam dos anos 50 do século XX, é uma das praias mais apreciadas, apesar de o seu areal não ultrapassar os 30 metros, e mesmo esses escassos metros dependem muito do Inverno, pois é ele que determina a extensão do areal todos os anos.

A praia é dominada pelo miradouro das Azenhas do Mar que está construído sobre arribas que descem até ao Oceano.

É um local a frequentar tanto no Verão como no Inverno, pela grandiosidade da vista proporcionada, sendo comum também encontrar-se pescadores espalhados pelas arribas, pescando a uma altura bastante considerável.

Pode aproveitar a visita para comer num dos muitos bons restaurantes da povoação, com destaque para as Adegas das Azenhas, antigas adegas do famoso vinho de Colares, situado logo à entrada da povoação.

A Azenhas do Mar é uma povoação muito antiga, cujas origens se perdem na memória dos tempos. Datam provavelmente do período da ocupação Árabe os primeiros moinhos de água, as populares Azenhas, que deram nome à povoação.



1 comentário:

Unknown disse...

Nunca vi as azenhas no Verão, no entanto no inverno é um sitio agreste, ventoso quanto baste, a paisagem e o oceano revoltado comferem com o que descreveu.