Lamego, cidade do norte de Portugal situada em pleno coração da região Demarcada do Douro.
Douro recentemente classificado pela UNESCO como património mundial.Classificação que é um justo tributo à excelência das nossas paisagens e também um tributo ao trabalho árduo de gerações e gerações durienses. Mas o Douro é também história e Lamego orgulha-se de ter ajudado a escrever a História de Portugal. Por aqui se escreveram algumas das mais belas páginas da História do nosso País.
Quaresma em Lamego, 22 de Março, o Senhor dos Passos...
História e Monumentos
A génese e história deste concelho parece estarem ligadas aos Celtas, dado que já seria uma povoação importante no século IV a. C.. Em 569, as terras foram ocupadas pelos Suevos e sabe-se que, no primeiro quartel do século XVII, o rei visigodo Sisebuto já nelas cunhava moeda.
Durante quatro séculos Lamego foi sendo reconquistada, sucessivamente, pelos Cristãos e pelos Árabes. Durante a ocupação árabe foi sede de um valiato de fronteira e a 29 de Novembro de 1057 as terras foram reconquistadas definitivamente por Fernão Magno.
Em 1071, com a restauração da diocese de Lamego, passam a existir alcaides, um dos quais foi Egas Moniz, que empreendeu o repovoamento do Ribadouro. Foi concedida a Lamego a carta de couto por D. Sancho I, em 1191.
Até ao século XVI, reinado de D. Dinis, conheceram um grande desenvolvimento, contudo, depois com os nobres conheceu o declínio, reduzindo-se a uma aldeia de 1500 habitantes.
Em Julho de 1555, D. Manuel concedeu foral novo a Lamego, após o qual a povoação começou, de novo, a desenvolver-se.
Posteriormente, foi alvo de uma reforma liberal.
O Castelo de Lamego é uma construção do século XII, onde se salienta a alcáçova com a torre de menagem e as duas portas (Porta do Fogo e Porta do Sol), definindo estas a estrutura da muralha do primitivo burgo. A cisterna é uma esplêndida construção de silharia rectangular, unida, siglada, abobadada e com a volta das ogivas sustentada por cintas grossas que se estribam em pilares, o que lhe dá o aspecto de uma catedral da época.
Ver mais em: Quaresma em Lamego
Centenas de pessoas participaram esta tarde em Lamego na procissão do Senhor dos Passos, inserida nas celebrações da Quaresma. - do repórter Rui MIguel Silva, http://tsf.sapo.pt/blogs/fimdarua/archive/2009/03/22/quaresma-em-lamego.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário