Ano, após ano, realiza-se esta Procisão das Velas na noite de 12 de Maio. Cada vez, mais peregrinos vindos de todo o concelho, ou mesmo de fora, acorrem a participar nesta homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Por tradição, esta procissão é dedicada aos Bombeiros Voluntários Famalicenses, eles transportam a Senhora e efectuam uma paragem em frente do seu quartel, escrupulosamente enfeitado para receber tão ilustre visita e, onde é feita uma grande Oração de Benção aos Bombeiros da Paz. Juntam-se centenas de pessoas em volta do quartel para ouvirem e participarem desta cerimónia. A procissão segue até ao Hospital, onde é feita nova paragem com outra cerimónia de benção para todos os doentes.
As ruas da cidade estão enfeitadas de tapetes de flores efectuados pelos moradores dos prédios. Os bombeiros prestam ajuda carregando água e flores para que nada falte à Senhora. Desde a Igreja Matriz velha e até ao regresso à mesma, centenas de pessoas acendem a sua vela e seguem a procissão cantando as orações de Fátima. Acendem-se velinhas nas varandas dos prédios e deitam-se pétalas de rosa quando a Senhora passa. É um cenário comovente e de imensa Fé, mostrada por um povo que não tem preconceito em mostrar o quanto ama a Bela Senhora que apareceu aos três pastorinhos.
Em 2007, numa das aldeias de V. N. Famalicão, assisti aos preparativos de uma outra procissão de velas, em honra de Nossa Srª de Fátima:
14 comentários:
Lucy.Está muito bem a reportagem,e não sabia que Nossa Senhora e o andor era transportado pelo Bombeiros? adorei a foto,ou não fosse um pouco de mim.
Beijinho e tudo de bom
Lisa,
Aqui em Famalicão, toda a procissão é dedicada aos bombeiros, já uma tradição muito antiga. O andor de Nossa Senhora pára no recinto dos Bombeiros Voluntários e o padre faz lá uma oração muito grande. Costuma estar tudo enfeitado. Eu não consegui lá chegar, é tanta gente a assistir que não se consegue, vão bem cedo para arranjar lugar. Outra paragem obrigatória é no Hospital, de onde se vêem muitas fotos aqui presentes. É uma procissão que chama pelo coração, comove mesmo.
Obrigada pela visita.
Beijo grande
Reportagem lindíssima. E gostei muito de saber a tua explicação acima. Gosto muito deste dia. beijo.
Avé, minha Lucynha! Tanta suavidade...
Beijinho.
Ainda se vêem orbs nas fotos...
Branca
Lucy!
Que homenagem bonita! Lindo mesmo!
Tenho um carinho muito especial por Nossa Senhora de Fátima!
Este seu blog está espetacular!
Beijo.
Astrid
Que Maria, mãe de Jesus, nos proteja. Ela é a mãe do céu e da terra. E nossa mãe. É uma energia muito doce e perfumada que me é muito querida. Durmam bem. Até amanhã.
António, Branca, Astrid, Eduardo,
Ainda bem que pude partilhar convosco este bocadinho de paz.
Nos cânticos, chamam à Nossa Senhora de Fátima, Rainha de Portugal, por isso, eu apelo para que Ela nos proteja e nos ajude a colaborar na Paz mundial.
Que o Amor da Mãe possa estar sempre connosco.
Uma boa noite, amigos meus!
Lucy
Assim é, Branquinha, continuo a apanhar muitos 'Orbs'.
Gosto de os ter por perto. Nesta noite abundavam...
Beijinho
Cila,
As fotos estão óptimas!
A Mãe do Céu e a mãe da terra se completam! Quem sabe não são uma só!
Hoje (14), faz o meu único filho 30 anos! Por pouco não o tinha tido no dia 13 (visto ter entrado em fase de parto), mas Deus assim quis...e fiquei contente à mesma. Pudera! Um filho é um tesouro inimaginável!
Mas, se fosse no dia de Nossa Senhora Mãe do Céu, eu ía sentir-me muito priveligeada. É que o dia 13 de Maio tem magia, tem luz, tem emoção, mistério, piedade e algo de sobrenatural que nos transcende...
Que Nossa Mãe, as duas, nos protejam e guiem nossos caminhos.
Um beijo cheio de amor, desta que também é mãe, e que hoje, celebra esse mesmo acontecimento em conjunto com o seu filho amado.
Nela
Nelinha
Um dia feliz, é o meu desejo. Beijinho.
Nela,
Deixo aqui um beijo para ti, porque de cada vez que um filho faz anos, a mãe também devia ser homenageada. Para ele já enviei.
Um grande abraço,
Cila
Obrigada amigos e irmã.
Realmente "estes dias de nascimentos" são inesquecíveis! E concordo contigo Cila, a mãe também deve ter direito a louvores.
Beijos, Nela
Pretendi agradecer o teu comentário deixado num post - que já retirei - porque transpoortava determinada "carga" - no sentido de "pesada" - e esta caminhada deve ser enfrentada de peito feito, segurança de coração, serenidade e cabeça erguida. O sorriso nos lábios...dá-se, mesmo que a custo, porque me sinto protegida e de mãos dadas com Maria nossa Mãe, e não só de Portugal. Nossa Senhora, úma só...a humanidade é que lhe coloca vários nomes consoante o que vai recebendo de Graças! Os nossos antepassados e em boa hora, colocaram esta nossa terra sob a Sua Protecção. O certo é que nem a 2ª Guerra Mundial fez muitos estragos por aqui. Quanto a alguns desastres provocados pela Natureza e outros, são inevitáveis para que a Mãe Terra possa respirar melhor! - devido ao cansaço da má vibraçaõ de que vem sendo alvo.
Por isso vim excepcionalmente aqui agradecer-te neste compartimento especial que LHE dedicaste.
MAriz
Olá Mariz,
Fico feliz por saber que enfrentas tudo de peito aberto. É assim mesmo, companheira!
Sei que não tens tido computador. Quando conseguires ler esta mensagem recebe uma onda de pensamentos ternos em relação à tua pessoa.
Que o Amor da Mãe nos una a todos!
Um beijo,
Lucy
Enviar um comentário