Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O túmulo de Egas Moniz... em Paço de Sousa

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa situa-se em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, na região Norte do País, e integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.

Fundado em 962 pelo Cavaleiro Godo Trutesindo Galindes, ascendente de Egas Moniz, e reconstruído em meados do século XIII, o Mosteiro insere-se num estilo de transição do românico para o gótico, albergando a célebre Igreja românica de três naves.
O conjunto sofreu alterações nos séculos XI e XIII, com a ampliação da Igreja, e posteriormente nos séculos XVIII e XX.
Na fachada da Igreja apresenta-se o belo portal gótico com cinco arquivoltas e uma célebre rosácea. No interior encontra-se o túmulo de Egas Moniz, preceptor de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, contendo no interior uma pequena caixa de cobre com as cinzas fúnebres.
Encontram-se ainda alguns elementos do templo pré-românico reaproveitados na igreja e espalhados pelo claustro, nomeadamente fragmentos de frisos, impostas e colunelos com decoração vegetalista.
Um grande incêndio deflagrou em 1927, procedendo-se então a já referidas obras de restauro, que retiraram muitos dos elementos Renascentistas e Barrocos de anteriores reconstruções e restauros.

Vale a pena conhecer um dos maiores legados Românicos do Norte de Portugal, inserido num local de grande beleza natural.
Mais informações em:

(Se passar o rato pelas fotos pode ampliar pormenores da imagem)

6 comentários:

Unknown disse...

Lindas fotos, Lucy. Excelente trabalho, o teu, como sempre. A música é sublime. Bom fim de semana, com tudo de bom. Fiquei contente por teres gostado do poema.Um abraço.

Lucília Benvinda disse...

Olá Eduardo,

Sinto-me tão bem com esta música que nem me apetece mudar de cenário.

O teu poema assenta aqui que nem luva!

Obrigada.
Um beijo e bom fim de semana.

utopia das palavras disse...

Um bocadinho da nossa história nas tuas mãos. Um belo momento de paz para mim, que hoje estou tão cansadita!
Fico só mais um pouquinho...ouvindo a música!

(o nosso poeta é sábio...)

Beijinho
Bom fim de semana

Luna disse...

as imagens estão lindas conheço Penafiel mas nunca fui ao mosteiro.
beijinhos

Unknown disse...

Nã sô letrado. Nã comento. Bim aqui só pr'obir esta musiquinha do coraçon que fala de Avé Maria. Ao meu lado está a minha Maria. Desculpe, morgadinha. Biemos a nos despedir. Bamos emigrar. Que Deus bos ajude. Ah!, sim, Maria, tens razon, agradecer à Nelinha de cada bez que ia à granja nos daba um presente. Cala.te, Zé, oube a melodia. Abé Maria.
----------------------------
E ficaram em silêncio...
EA

Lucília Benvinda disse...

Ausenda, Luna e Eduardo,

Agradeço a vossa visita que retribuirei em breve. Caso não possa, enviarei a minha mensageira de serviço, a Maria da Fonte, mulher de garra e que não anda pr'a histórias!

Um beijinho para vocês,
Lucy