Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Exercitar o Coração no Bom Jesus do Monte

«Sobre a encosta frondosa de Braga brota um magnífico santuário religioso: o Bom Jesus do Monte, um obra de Carlos Amarante que evoca o amor a Deus com a sua imensa escadaria de granito ladeada de muros brancos, fontes e estátuas retratando figuras bíblicas e simbólicas e que conduz a uma igreja no topo com vistas soberbas. Para lá chegar existe o elevador movido a água e os extraordinários 17 lanços de escadas com 1001 degraus, que divergem e convergem ao lado de vasos, estátuas e fontes realmente impressionantes.»

Hoje foi dia de exercício para o coração... e nada melhor do que subir e descer a escadaria do Bom Jesus do Monte.


Deixa-se o carro cá em baixo, perto da entrada e saída do elevador.


E sobem-se 17 lanços de escadas com 1001 degraus... que a subir e a descer passam ao dobro!


Aqui faz-se uma pausa, até porque a paisagem quer para cima, quer para baixo, é magnífica!


A cidade de Braga estende-se aos pés do Bom Jesus...


E chega-se ao Santuário.


Prolongando a visita, mais acima, chega-se ao lago. Agora a hibernar...


Uma pausa para ver "Braga por um canudo" (que deixou de existir no miradouro), apanhar um restinho de sol quentinho, descansar as pernas lendo um pouco e, ainda, tomar um chá na esplanada do café. 


E toca a descer o escadório dos cinco sentidos... bem exercitados nestes lances todos: os olhos na paisagem, os ouvidos nos pássaros, o nariz nas plantas, a boca na água, 
 e as mãos na máquina fotográfica.


Ainda dá para cavaquear um pouco com os estudantes da UM... também eles, alunos exímios no exercício do coração, nos amores que bebem destas fontes... (a universidade fica ali tão perto...!)


Duas horas e meia depois, desta escalada solitária, e antes que a noite arrefecesse os ânimos, eis-me chegando ao ponto de partida onde me aguardava o meu 'rocinante'. Ainda uma cavalgada de meia hora até Vila Nova de Famalicão, bem a tempo de fechar as janelas e acender a lareira, nesta tarde do dia 10 de Janeiro do ano de 2012.



Escadórios do Bom Jesus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ao longo do escadório erguem-se as capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus.Os Escadórios do Bom Jesus do Monte localizam-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, emPortugal. Ligam a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de 116metros de altura, e seguem um percurso paralelo ao do Elevador do Bom Jesus.
Estão divididos em três grandes lanços: o chamado "Escadório do Pórtico", o "Escadório dos Cinco Sentidos" e o "Escadório das Três Virtudes".








Pedro Elias
Colocado por: Pedro Elias em Segunda, 09 Janeiro 2012 em Pensar Diferente
Na trilha do discípulo, quando este busca o encontro consigo mesmo e depois com o cosmos, várias são as fases nesse caminhar. Depois do despertar para a sua condição de Ser Espiritual, depois do levantar dos primeiros véus que lhe revelam uma realidade para além do jogo tridimensional, o discípulo – aquele que aspira a se tornar um Servidor – deixa os grupos gregários do mundo e parte na busca de outros caminhos mais de acordo com a sua nova condição.

Nessa busca ele encontra outros grupos, grupos de natureza espiritual, e aqui começa a sua saga, onde ele terá que aprender a quebrar os primeiros espelhos daquele que desperta para a sua verdadeira realidade, compreendendo que esses grupos, supostamente evolutivos e capazes de satisfazer as suas novas necessidades, são igualmente gregários, condicionadores da sua própria evolução, capazes, por isso mesmo, de o estagnar na caminhada por ele empreendida.
(...)

(Texto integral no blog:  Pensar Diferente 





4 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Viajei e interiorizei com vc... obrigada pela linda partilha de tudo o que nos mostrou...
Bjm de paz e alegria

Lucília Benvinda disse...

Olá menina,

Beijos de paz e alegria para ti, também.
Obrigada pela visita.

Unknown disse...

Amiga, espero que não leve a mal, mas vou roubar-lhe a foto da Entrada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.