Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A nossa gente: A Tasca do Delfim



A Tasca mais Típica do Norte de Portugal, em Arcos de Valdevez.


É, sobretudo, um autêntico museu de Concertinas... a visitar!
Delfim Pereiras Amorim, foi o maior tocador de concertina e cantador ao desafio, de Portugal.




Assim o demonstram as taças ganhas por esse país fora e no estrangeiro. Para além da enorme quantidade de fotos que estão expostas pelas paredes da 'tasca', ilustrando os seus grandes momentos de espectáculo. E ainda, a creditá-lo, as fotos conjuntas com outras pessoas famosas, como Amália Rodrigues, Eusébio e até Jorge Sampaio.

Delfim é um homem com grande amor à concertina, coleccionou muitas, de todos os tamanhos e feitios, bem expostas à mão de quem quiser tocar... e tocar, na sua tasca em Arcos de Valdevez, lá para os lados da parte mais antiga da vila, cujo letreiro à porta diz:


Foi através destas vidraças da porta que eu espreitei, acompanhada de uma amiga, pois nos chamara a atenção tantos objectos pendurados no tecto e expostos nas paredes. Nunca tinha tido conhecimento desta famosa tasca (agora é só procurar no Google e ver os muitos itens sobre ela).

Três pessoas se aqueciam à lareira e faziam-nos sinal para entrarmos. Muito longe de imaginarmos quem seriam estas três personagens, um vestido com um capote, à alentejano, o Delfim, a convidar-nos ao aconchego do fogo; a seu lado, um outro, o Zé Manel, também ele cantador e desafiador, embora muito mais envergonhado que o mestre da concertina; e ainda, uma vistosa mulher de lencinho laranja ao pescoço e mantinha nas pernas, a Maria, mulher - de longa data - do Delfim.

Lá nos fomos aconchegando, vagarosamente, pois o espanto por tudo o que nos rodeava fazia-nos demorar o olhar pelas paredes e tecto, totalmente cobertos dos mais variados objectos - muitos da tradição popular portuguesa. E depois do pasmo, sempre foi o aconchego das brasas, num final de tarde, deste mês de Janeiro que gela os ossos.

E quase sem darmos por isso, já tínhamos umas pataniscas de bacalhau e umas malguinhas de vinho de verde tinto, para retemperar da cavaqueira.
Foram momentos bem passados, risonhos, com as estórias 'ao desafio' do Delfim e a suavidade no trato da Maria, a dizer: "Não liguem às tolices dele. É um brincalhão mas respeitador".
Ninguém tocou, ninguém cantou, mas tudo encantou.
Ficou a promessa de um regresso à Tasca do Delfim... para colocarmos mais uma fotografia na parede!






Mais informação sobre a Vida do Delfim, colhidas na Internet:



Daqui: http://maisactual.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1144&Itemid=77

E mais música ao desafio, aqui: http://video.google.pt/videosearch?hl=pt-PT&source=hp&q=Tasca+do+Delfim+em+arcos+de+Valdevez&um=1&ie=UTF-8&ei=WX5TS-X7Lcvz_AapisSqCg&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CBoQqwQwAw#

E a lição do Delfim, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=asroL0Izb7o

«O ritmo é dado pelas concertinas, da colecção pessoal do dono da tasca, Delfim, um músico experiente que calcorreia o mundo, e que alguém já comparou, em fama, com Quim Barreiros. As 70 sanfonas da colecção revestem as paredes da tasca, e têm uso garantido já que os clientes as podem tocar. São um espectáculo multicolor, de diferentes origens e modelos: da Rússia, de França, de madeira e de metal, recentes e com mais de 100 anos. E aqueles atrevidos duelos de palavras, repletos de regionalismos e impropérios, parecem-nos tão espontâneos que nem os mais castos se chocariam. A animação está garantida, com bailarico à mistura, que é partilhada por todos, jovens e mais idosos. Mulheres, só uma que acompanhava o filho, descontadas as duas empregadas.»
Ver mais aqui: http://www.rotas.xl.pt/0399/a03-00-00.shtml

«Percorreu Portugal de lés-a-lés e actuou em vários países do mundo, com destaque para a França, onde foi 222 vezes. Confessa que a arte de bem tocar e cantar lhe dava muita popularidade entre as raparigas.
'No meu tempo, quem tocasse concertina tinha o que queria', deixa escapar Delfim, para imediatamente 'calar o bico', não fosse o diabo tecê-las e acabasse por dizer coisas que levassem a mulher com quem está casado 'há 36 anos e meio' a 'pegar no rolo da massa'. (Correio do Minho)»


«06-07-2009 10:40
Autor: Viriato

Tasca do Delfim (Cantador)

A RTP o canal público de TV, o mesmo canal que todos subsidiamos e que anda mais ao serviço do Estado do que dos portugueses, tem feito reportagens na nossa terra, esquecido do Alto Minho com destaque para AVV. Assim a visita à Tasca do Delfim, vai mostrar ao país e ao mundo que aqui nos Arcos existem verdadeiros artistas populares, o Delfim e a sua Santissima mulher, são a imagem tipica desta região alegre e de muito vinho verde! Assim é que sim!

06-07-2009 14:06
Autor: João Paulo

Re: Tasca do Delfim (Cantador)

É bom que as televisões mostrem o que temos de bom na nossa terra. Lembro com muita saudade o Delfim, que tocava e cantava no restaurante "o pote" em Viana do Castelo. Um homem alegre, bem disposto, feliz! Não tardará muito que o visitarei no seu "museu" das concertinas aí nos Arcos.»

Sem comentários: