Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Viana - da Foz do Lima

Conde de Viana (da Foz do Lima)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

D. Álvaro Pires de Castro, 1.º Conde de Viana (da Foz do Lima).

Conde de Viana (da Foz do Lima) (hoje conhecida por Viana do Castelo) foi um título nobiliárquico atribuído a Álvaro Pires de Castro, irmão de D. Inês de Castro, por carta de D. Fernando I datada de 1 de Junho de 1371. D. Álvaro foi também 1º Conde de Arraiolos e 1.º Condestável de Portugal.

O Condado vagou para a coroa com a morte de D. Álvaro, voltando a ser otorgado a D. Duarte de Meneses por carta de 6 de Julho de 1446 (D. Duarte I) por troca com o condado de Viana (do Alentejo) que regressou à coroa. Entretanto, o condado de Viana (da Foz do Lima) foi depois herdado por seu filho, D. Henrique de Meneses.




Santuário de Santa Luzia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia está situada no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, em Portugal, donde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima (lethes) com o seu vale, e todo o complexo montanhoso, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.