Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Entre o Paleolítico e a Idade do Ferro

D. Diogo de Sousa - Museu de Arqueologia
Braga

"O tempo é como um rio que os acontecimentos formassem, um rio tormentoso. Mal uma coisa se anuncia, ei-la que já se vai, no seu lugar já está outra em jeito de abalada. "

Marco Aurélio - Imperador Romano












Exposição Permanente


A exposição permanente inicia-se no corredor do piso de entrada, com uma breve abordagem à história do Museu, à qual se seguem quatro grandes núcleos expositivos.

Na sala 1 estão expostas as colecções cronologicamente compreendidas entre o Paleolítico e a Idade do Ferro.

Na sala 2 abordam-se as questões inerentes à integração de Bracara Augusta no Império romano, ou seja, em que medida o comércio e o contacto com as inovações tecnológicas influenciaram o desenvolvimento da economia local.

Na sala 3 pode tomar-se contacto com aspectos relacionados com o desenvolvimento do projecto de arqueologia urbana, em curso, respeitantes à organização do espaço público e doméstico em Bracara Augusta.

Na sala 4, são apresentados testemunhos alusivos às ligações viárias de Bracara Augusta, às necrópoles que se situavam na sua proximidade para além de alguns achados associados à religiosidade, no período romano e paleocristão.

A cave do bloco de serviços "o espaço-cripta" conserva vestígios “in situ”, de uma habitação da época romana com um mosaico.


Os textos de sala fornecem informação detalhada sobre as peças em exposição e seus contextos de origem.

Fonte:  D. Diogo de Sousa - Museu de Arqueologia



Sem comentários: