Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Serra da Estrela - De Tortosendo ao Fundão(8)

Uma voltinha pelos arredores da Covilhã, uma passagem por Tortosendo e pelo Fundão, para avivar memórias: lembranças da infância de uma amiga, em Tortosendo, e no Fundão uma recordação de um encontro em 2008, com amigos que só conhecia pela Internet.
Emoções que surgem no coração e nos levam aos locais próprios.



Em 1927 o Tortosendo foi elevado a Vila, tendo neste ano sido inaugurada a rede eléctrica na vila. Os teares mecânicos, movidos a outras formas de energia deram lugar a teares eléctricos, levando à melhoria da produção, em qualidade e quantidade. A partir desta data o progresso é vertiginoso. Algumas das suas fábricas adquirem fama no país. Os empresários e até certo ponto a Vila conheceram uma época de abundância que se prolongou até à década de 50. Ainda em 1955 havia no Tortosendo 19 fábricas de lanifícios com um número total de 502 teares, 27 caneleiras, 8 meadeiras, 22 bobinadeiras e 8 urdideiras.

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira.
A cidade é um centro local importante de comércio, serviços e indústria. O concelho compreende parte das terras mais férteis da região, o grande vale da Cova da Beira, onde passa o Rio Zêzere e as suas numerosas ribeiras afluentes. São feitas grandes produções de cerejas e ginjaspêssegosazeite e vinho.
Existem minas de Volfrâmio (mineral do qual se extrai o metal Tungsténio), naPanasqueira(pertencentes ao concelho da Covilhã, mas as suas gentes também faziam vida no Fundão (Silvares)), de entre as mais importantes do seu tipo do mundo, também de chumbo e estanho. Existem quantidades de prata e ouro. A suaÁgua Mineral é das mais vendidas em Portugal.
Á saída norte para a Covilhã ao longo da EN 18 desenvolveram-se várias industrias e comércios de interesse até a nível nacional como a transformação de madeira, granitos, vidro e piscinas. Nesta zona existem vários hotéis, restaurantes e piscinas com interesse turístico.


De regresso à Covilhã...

Sem comentários: