Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Serra da Estrela - Manteigas (11)

Para terminar esta viagem à Serra da Estrela, uma visita a Manteigas, visitando o viveiro das trutas e acompanhando sempre a belíssima margem do Rio Zêzere. 
Uma curta paragem ainda no parque de desportos radicais para admirar os esquiadores, já que há uma pista de sky artificial. 
E rumando novamente à Covilhã para 'apanhar' a filha, que saía das conferências na Universidade da Beira Interior.

Uma viagem para repetir, pelas belezas da serra que ainda se podem admirar.


Manteigas

Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela. 
A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela. 
A ocupação humana na região data de épocas bem anteriores à Era Cristã, mas não se conhecem muitos pormenores, sabendo-se que o primeiro foral de Manteigas foi atribuído pelo Rei D. Sancho I, em 1188. 


À saída de Manteigas pela Estrada Regional 338 encontramos o Viveiro das Trutas(Posto Aquícola da Fonte Santa) onde podemos apreciar belos exemplares da Truta Fário e Arco - Íris, que também se encontram no seu próprio habitat, Rio Zêzere, para fazerem as delícias dos amantes da pesca desportiva à truta.



Se não teve a sorte de visitar a Serra enquanto apresentava neve, pode sempre optar pela pista de ski sintética, no SkiParque, situado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, no Sameiro (Manteigas). Estas pistas estão abertas durante todo o ano e oferecem a quem as visita a possibilidade de usufruir, a qualquer hora, de aulas de ski ou snowboard, com instrutores especializados. 

2 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida

" Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador"...

Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

e então saberás que eu me feri e também me curei."

(Tagore)

Lucília Benvinda disse...

Olá Amiga,

Encheu-me de felicidade ler o teu comentário. Veio mesmo na hora certa. Agradeço o teu sentir fraterno... e como o sentes!!!

"Vivamos com a consciência reta e teremos o Céu perto de nós!!!"

Um grande abraço e um Bom Natal, para ti, Amiga!