Para terminar esta viagem à Serra da Estrela, uma visita a Manteigas, visitando o viveiro das trutas e acompanhando sempre a belíssima margem do Rio Zêzere.
Uma curta paragem ainda no parque de desportos radicais para admirar os esquiadores, já que há uma pista de sky artificial.
E rumando novamente à Covilhã para 'apanhar' a filha, que saía das conferências na Universidade da Beira Interior.
Uma viagem para repetir, pelas belezas da serra que ainda se podem admirar.
Manteigas
Situada a aproximadamente 700m de altitude, num vale glaciar da Serra da Estrela, onde corre o rio Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, dada a importância nesta área da Serra da Estrela.
A região prima por uma beleza natural única, com paisagens absolutamente magníficas, que forneceram ao longo dos séculos a região com a matéria prima necessária para a produção dos seus produtos típicos: as pastagens para os rebanhos originarem a lã para os famosos têxteis e o leite para o conceituado Queijo da Serra da Estrela.
A ocupação humana na região data de épocas bem anteriores à Era Cristã, mas não se conhecem muitos pormenores, sabendo-se que o primeiro foral de Manteigas foi atribuído pelo Rei D. Sancho I, em 1188.
À saída de Manteigas pela Estrada Regional 338 encontramos o Viveiro das Trutas(Posto Aquícola da Fonte Santa) onde podemos apreciar belos exemplares da Truta Fário e Arco - Íris, que também se encontram no seu próprio habitat, Rio Zêzere, para fazerem as delícias dos amantes da pesca desportiva à truta.
2 comentários:
Olá, querida
" Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador"...
Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....
"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,
e então saberás que eu me feri e também me curei."
(Tagore)
Olá Amiga,
Encheu-me de felicidade ler o teu comentário. Veio mesmo na hora certa. Agradeço o teu sentir fraterno... e como o sentes!!!
"Vivamos com a consciência reta e teremos o Céu perto de nós!!!"
Um grande abraço e um Bom Natal, para ti, Amiga!
Enviar um comentário