Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quinta-feira, 18 de junho de 2009

“Momentos Notáveis do Velho Continente”

O habitual cortejo histórico... adiado desde o dia 10 de Junho, devido ao mau tempo. Um desfile que não costumo perder desde 1995.

Para início do cortejo, no domingo passado, dia 14 de Junho, desfilaram algumas bandas de música de Bombeiros do concelho de Famalicão e de outros concelhos.

(Além da agitação de "parapentes" sobrevoando as nossas cabeças, pondo toda a gente de nariz no ar!)

“Uma autêntica aula de história ao ar livre, mas também um espectáculo de teatro puro”, conforme referia o encenador do Cortejo, Miguel Fonseca.
E acrescentava: “Um teatro popular como outrora acontecia nos autos medievos, não o teatro burguês ou elitista, mas antes feito por populares amadores, os que amam o teatro”.
(...)

http://www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=2484




6 comentários:

Unknown disse...

Belo e ilustrativo o cortejo hostórico e com muita força e beleza o poema de Laerti Asnis. Até um dia destes. Beijo.

Lucília Benvinda disse...

Olá Eduardo,

Sei que estás de partida de férias, espero que desfrutes da Natureza e depois coloques algumas fotos desse percurso de encantos.

Eu desconhecia a veia poética do Laerte, até ele me ter enviado o site: Portal Literal, onde está inscrito e já lá tem colocados 3 poemas.

Beijo e até um dia destes,
Lucy

Astrid Annabelle disse...

Olá Lucy!
Que interessante e bonita esta festa...são momentos culturais e de tradição que devemos preservar.
Parabéns. Lindo post. Apenas mais um dos posts lindos que faz!!!
Um beijo grande.
Astrid Annabelle

Anónimo disse...

Boa noite,
adorei a foto reportagem. A escolha da música é muito feliz. Parabéns pelo blog. Estando eu ligado ao evento tenho a agradecer-lhe o interesse demonstrado.
Espero que tenha gostado do espectáculo...para o ano tentaremos fazer ainda melhor. É para pessoas inteligentes e sensíveis como a Lucília que trabalhamos. Obrigado.

Alguém da organização do Cortejo Histórico

Lucília Benvinda disse...

Amiga Astrid,

Sabes, a 'História' contada assim, até que é a melhor lição aprendida em apenas duas horas, captando o essencial e de forma lúdica.

São tradições bonitas e que me encantam.

Um abraço,
Lucy

Lucília Benvinda disse...

Amigo/a da Organização do Cortejo Histórico,

Agradeço a sua comparência neste blogue e, desde já, felicito todos os que se empenharam em trazer à rua estes 'momentos históricos' - pois para mim, são sem dúvida de um valor incalculável.
Imagino a trabalheira de organizar e expor ao público tantos figurantes trajados a rigor, carros alegóricos, as representações teatrais, etc!...

As parcerias com as várias Associações Famalicenses são de um louvor sem par - certamente que estes grupos deram o seu melhor, testemunhado no desfile.

É nestes momentos que eu bendigo a generosidade do nosso povo, a união que traz a força de pôr em prática qualquer projecto.

Vamos lá, então, fazer cada vez melhor, pois tenho a certeza que mais gente ficará sensibilizada para tão digno trabalho.

Um abraço e disponha,
Lucília