Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

domingo, 11 de dezembro de 2011

Serra da Estrela - Lago do Viriato (9)

A seguir às Penhas da Saúde, seguindo na direcção da Torre, encontra-se uma barragem, à esquerda, envolvida numa paisagem lindíssima, onde tudo inspira tranquilidade: é o Lago do Viriato.




TRILHO DE VIRIATO (7Km) - 3 horas
As Penhas da Saúde são uma estância de turismo a 1.500 metros de altitude óptima para repouso, pois proporciona ar puro e clima saudável.
Siga pela estrada até encontrar o Lago Viriato, cujas águas abastecem a Covilhã.
Continue a subir pela EN339, passando o cruzamento para Manteigas, até encontrar em baixo à direita, a Nave de Santo António (1.550 metros).
Continuando pela estrada, vamos encontrar na curva imediatamente a seguir, à esquerda, a Barragem do Covão do Ferro, também conhecida por Barragem do Padre Alfredo.
Junto à Barragem parte o caminho que sobe a encosta até à nascente do Terroeiro, no lado de Unhais, entre piornais, urzes e amontoados de pedras que rolaram da vertente e por entre as quais se ouve o correr das águas.
Continue em lacetes até encontrar uma passagem estreita entre as fragas que se destacam. E... respire fundo!...
Quinhentos metros mais à frente, do lado esquerdo, é a vista sobre Unhais da Serra e as montanhas xistosas da Lousã que maravilham o nosso olhar.
Continuando entre zimbrais e cervunais, sem caminho marcado, siga para Norte até chegar à Torre a 2.000 metros de altitude.
http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=3225

2 comentários:

Carolina Louback disse...

Lucília,

Ainda ei de fazer esta trilha na Serra de Estrela. Tenho ouvido falar dela através de outra blogger que faz trilha e que a tirei no amigo oculto de cartão de Natal do bloggers patrocinado pela Pólo Norte, do blog Quadriploaridades. Depois que chegar o cartão de Natal que enviei para minha amiga, certamente entrarei em contato com ela para que em 2012 quando ai estiver possa fazer a trilha.
Lindas fotos, apaixonante o lugar. Gosto muito do teu blog.
Beijos natalinos,
Carolina

Lucília Benvinda disse...

Olá Carolina,

Garanto que vale a pena visitar a Serra da Estrela, quando vieres cá.
É maravilhosa, lugares que nos aproximam mais do céu e nos fazem sentir nas nuvens!!! :)

Vais apaixonar-te por estes lugares, concerteza!

Ainda vou colocar mais umas fotos desta serra. Do que gostei mais foi do Vale Glaciar do Zêzere, que fiz só de carro, parando muitas vezes, mas tem trilhos que devem ser bonitos de morrer!

Beijos com cheiro a Natal,
Lucília