Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

sábado, 3 de dezembro de 2011

Serra da Estrela - Senhora da Boa Estrela (5)


E mais um ponto esperado... um lugar cheio de magia... a Senhora da Boa Estrela.
Daqui descemos até Penhas da Saúde em direção à Covilhã, nosso paradeiro noturno, neste 1º dia de viagem tão emocionante.
A noite aproximava-se...


Situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, a Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores, inaugurada em 1946. 

A escultura, com mais de 7 metros de altura, foi elaborada por António Duarte, partindo de uma ideia do Pároco local que assistiu à demonstração de fé local quando foi implantado um Cruzeiro no ponto mais alto da imensa Serra da Estrela, e desejou prestar homenagem à Santa protectora dos Pastores que enfrentam há séculos as intempéries da agreste região. 

Anualmente, no segundo domingo de Agosto, realizam-se as Festividades de Nossa Senhora da Boa Estrela do Covão do Boi, atraindo muitos visitantes. 



A altitude, que atinge os 1993 metros na Torre, a posição geográfica e os efeitos das glaciações convertem a serra da Estrela num espaço singular em termos paisagísticos, biológicos e geológicos. É possível observar vales glaciários, com a sua característica forma em U, lagoas e charcos temporários de origem glaciária, moreias, campos de blocos erráticos e afloramentos graníticos imponentes, dos quais se destacam os Cântaros.


4 comentários:

Unknown disse...

Enfim a fé, a tal que move montanhas...

Lucília Benvinda disse...

Tal e qual... campista!

Astrid Annabelle disse...

Estive aí, ao pé da Santa..dando graças! Realmente rever esse local aqui no seu blog me emocionou...tenho uma ligação muito forte realmente com tudo isso.
Muitos beijos agradecidos Lucy!
Astrid Annabelle

Lucília Benvinda disse...

Pois eu sei, Astrid, que irias gostar muito deste lugar...

Não tens de agradecer, amiga.

Beijos e volta... que ainda vêm mais.
LB