Fotografia do "Rio Cávado, no Gerês"

quarta-feira, 25 de março de 2009

Um passeio de Domingo... Sameiro, em Braga

Há muitas maneiras de se passarem os Domingos, mas a mais preferida pelos portugueses do Norte de Portugal é, sem dúvida, visitar Santuários e passear pelos espaços verdes que circundam estes espaços.
A falta de estacionamento e as filas de carros não fazem desistir os grandes devotos, principalmente nestes dias de sol primaveril. Há sempre uma promessa para cumprir, uma vela para acender, até mesmo um piquenique ou uma simples passeata pelos ares puros e santificados do Monte.
Braga, lugar de eleição para as devoções: começa no Bom Jesus, segue-se mais para cima até ao Sameiro e depois descendo: Santa Marta da Falperra.
É fascinante observar tamanha devoção do nosso Povo!...
Eu adoro visitar estes lugares, contar escadarias, subir aos zimbórios...




navegação, pesquisa
41° 32′ 30" N, 8° 22′ 10" O

Igreja
O Santuário do Sameiro é um santuário localizado em Braga, Portugal, cuja construção se iniciou a 14 de Julho de 1863. É o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima[carece de fontes?]. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.

Santuário do Sameiro
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para:

O Monte do Sameiro situa-se a leste de Braga onde se encontra um santuário mariano, um local de peregrinação muito frequentado. A escadaria que lhe é fronteira tem 265 degraus e conduz à lanterna do Zimbório com 623 metros de altura de onde é possível ter uma bonita e vasta vista panorâmica sobre o Minho.



4 comentários:

Luna disse...

Ranto o Sameiro como o Bam Jeseus de Braga são lindos, bons lugares para passear com a familia aos find se semana em vez do centros comerciais~beijos

Anónimo disse...

Cila irmã,

A música que acompanha estes mosteiros é convidativa à meditação.

Meditemos então em tudo o que nos acontece na vida e saibamos tirar partido da abençoada escola de vida que nos dá as lições necessárias à nossa aprendizagem.

O Bom Jesus não beneficia uns para causticar outros.

Meditemos e oremos para termos ajuda Divina.

Beijo Nela

Lucília Benvinda disse...

Multiolhares,

Pois é, ainda bem que os centros comerciais não ganham o 1º lugar por aqui, mas não quer dizer que não sejam, também, lugares de eleição para passeios de Domingo. Felizmente que a 'bela natureza aliada à devoção' ainda chamam os turistas de Domingo.


Nela,

Sim, minha irmã, meditemos em todas as passagens das nossas vidas e tentemos melhorar o que ainda é possível de remediar.


Um beijo grande às duas.

Unknown disse...

Foi bom rever as tuas imagens. Lindas. E ouvir a música. São lugares bonitos, que não visito há anos. Gosto sempre do clima de portugalidade que se respira neste espaço, embora me sinta um cidadão do mundo. Beijinho, queruda amiga.